Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Descobrir Leiria

"Quando não se tem aquilo que se gosta, é necessário gostar-se daquilo que se tem" Eça de Queiroz

"Quando não se tem aquilo que se gosta, é necessário gostar-se daquilo que se tem" Eça de Queiroz

XVIII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, Alcobaça

ALCOBAÇA, CIDADE DOS DOCES CONVENTUAIS

 XVIII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais

De 17 a 20 de Novembro Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência.

Alcobaça  tem, na Doçaria Conventual, um legado riquíssimo, herdeiro das tradições gastronómicas dos monges e monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça com mais de oito séculos de ocupação na região. Permanecem até aos dias de hoje as famosas cornucópias, o Pão de Ló de Alfeizerão, as trouxas de ovos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras delícias de tradição conventual.

Em pleno Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, eleito pela UNESCO Património da Humanidade e uma das Sete Maravilhas de Portugal, poderá degustar o melhor receituário conventual de mais de trinta participantes nacionais e internacionais.

O Mosteiro de Alcobaça volta a ser palco deste prestigiante evento que, neste últimos 18 anos, colocou Alcobaça na rota dos grandes eventos internacionais e na rota da melhor Doçaria Conventual.

 

DESTAQUE DA EDIÇÃO 2016

UNIVERSALIS | Video Mapping Imersivo 360º | Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça

17 a 20 novembro – das 19h às 23h.
Produzido pelo atelier OCUBO
Entrada Livre

Venha descobrir a grandiosidade da Criação!

A Mostra Internacional de Doces & Licores 2016 apresenta UNIVERSALIS, um espectáculo de video mapping imersivo acompanhado de pinturas de luz digitais nos túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro que irão preencher a Igreja do Mosteiro de Alcobaça, a maior da Península Ibérica e uma das maiores da Europa.

Assista ao maior espectáculo de video mapping alguma vez produzido em Portugal. Aborda temas universais, desde a Criação do Homem, o Jardim do Éden, a Evolução da Civilização bem como outros episódios históricos e bíblicos.

 

NOVIDADES:

- Presença  da Comitiva em representação oficial da geminação com Alcobaça da Bahia (Brasil);

- Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo, representada pelo Mosteiro do Carmelo do Porto que trará as suas “compotas com chocolate” e as “rosáceas de Bande”.

 

ORDENS RELIGIOSAS PRESENTES

Ordem de Cister, Ordem de Santa Clara, Ordem de São Bento e Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo.

 

CONCURSO MELHOR DOCE E MELHOR LICOR

O júri reúne no primeiro dia da Mostra, dia 17 de Novembro, pelas 14h30 e os resultados serão publicitados, no mesmo dia, ao final da tarde.

 

MEMBROS DO JÚRI:

Chef Telmo Moutinho - Formador pastelaria na empresa EHTL Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa; membro do júri do programa “Best Bakery – a melhor pastelaria” e responsável pelas sobremesas do Alma (restaurante do chef Henrique Sá Pessoa);

Chef Justa Nobre – Responsável pelo restaurante “O Nobre” é também conhecida por reinventar a boa cozinha portuguesa, tendo sempre a preocupação de utilizar produtos novos e de qualidade na confeção das suas receitas. Recentemente, tem participado como membro de júri no programa de televisão “Master Chef” na RTP1;

Chef Odete Silva – Responsável pela cozinha do restaurante “Super Chef” no Saldanha, em Lisboa, trabalhou durantes vários anos com o Chefe Silva (António Silva). Colabora amiúde em vários concursos de gastronomia;

Amílcar Malhó – Jornalista de profissão que desde 2001 dedica o seu trabalho à Gastronomia e Vinhos. É membro de confrarias gastronómicas e participa regularmente no júri de concursos de Gastronomia e de Vinhos a nível nacional e em Congressos, Colóquios e debates no mesmo âmbito;

Nelson Félix - Professor, consultor e investigador, detentor de vasta experiência, saber e criatividade nas artes da doçaria e com um percurso pautado por sucessos nacionais e internacionais, como o desenvolvimento do Bombom de Queijo Castelo Branco velho DOP e do Rebuçado de Ovo de Portalegre.

 

HORÁRIO

Quinta, 17 nov: 15h às 23h 

Sexta, 18 nov: 10h30 às 23h

Sábado, 19 nov.: 10h30 às 23h
Domingo,20 nov.: 10h30 às 21h

 

BILHETE (maiores de 12)

1 dia: 1€

4 dias (pulseira livre trânsito): 2,5€

 

ESPAÇOS DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA OCUPADOS PELA MOSTRA

Claustro D. Dinis, Sala dos Monges, Refeitório, Sala das Conclusões, Claustro da Hospedaria, Claustro do Cardeal e Claustro da Prisão.

 

Fonte: Município de Alcobaça

 

Boas Descobertas!!!

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D