Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Descobrir Leiria

"Quando não se tem aquilo que se gosta, é necessário gostar-se daquilo que se tem" Eça de Queiroz

"Quando não se tem aquilo que se gosta, é necessário gostar-se daquilo que se tem" Eça de Queiroz

Terço de Joana Vasconcelos com 26 metros é novo ícone do Santuário

O Santuário de Fátima encomendou a Joana Vasconcelos uma obra de arte que pudesse marcar o centenário das aparições. A artista esteve em Fátima para dar a conhecer “Suspensão”, um terço de 26 metros instalado na Basílica da Santíssima Trindade.

A obra de arte foi montada no último fim de semana de Abril e atraiu logo a atenção, tendo circulado de imediato nas redes sociais.

O terço, em tom pérola, é feito em resina de polietileno, LED, filtros de cor, aço e fontes de alimentação, e procurou conjugar-se, explicou Joana Vasconcelos na apresentação, com a pedra da basílica. O terço ilumina-se, devendo ser ligado pela primeira vez quando o Papa Francisco entrar no recinto, esta sexta-feira.

“Quando lançámos o desafio à Joana Vasconcelos para uma obra que marcasse o centenário das aparições tínhamos clara consciência da enorme dificuldade que representava”, admitiu o reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas. O clérigo constatou que se pretendia uma peça à escala do espaço onde seria instalado. “Criar uma peça à escala deste enorme recinto era um desafio fora do comum. Este desafio foi felizmente aceite”, referiu, afirmando que a artista “criou uma peça extremamente fotogénica”.

Joana Vasconcelos debruçou-se sobre a história de Fátima, tendo constatado a presença central do objecto do terço na mensagem de Fátima pela paz no mundo. O terço “é o objecto comum a todos os peregrinos de Fátima, independentemente da sua condição e proveniência social, cultural e geográfica”, explicou o director do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, instituição à qual pertence a peça.

“A ‘Suspensão’ tem a ver com esta relação entre o céu e a terra, e a luz que, de alguma maneira, ilumina o nosso caminho”, referiu, por seu turno, Joana Vasconcelos.

O terço permanecerá instalado até Outubro de 2017. Após a sua iluminação a 12 de maio, com a chegada do Papa Francisco ao recinto, será ligado todos os dias pelas 21h30m, marcando a hora do terço no Santuário.

A "Suspensão" permanecerá instalada até outubro e será ligada todos os dias pelas 21h30, marcando a hora do terço no Santuário

Fonte: Região de Leiria

Boas Descobertas!!!

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D