Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Descobrir Leiria

"Quando não se tem aquilo que se gosta, é necessário gostar-se daquilo que se tem" Eça de Queiroz

"Quando não se tem aquilo que se gosta, é necessário gostar-se daquilo que se tem" Eça de Queiroz

Mosteiro da Batalha vai ser Panteão Nacional

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista dos Santos, anunciou hoje que o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, vai ser o quarto Panteão Nacional.

“O projeto-lei está fechado, entregue e em redação final. Irá seguir nos próximos dias para promulgação pelo senhor Presidente da República. Nele constará o Mosteiro da Batalha como Panteão Nacional. Conseguimos aquela que era a nossa ambição”, disse hoje o autarca, à margem da apresentação do programa de atividades do monumento nacional.

Património humanidade da UNESCO desde 1983, o Mosteiro da Batalha junta-se à lista de panteões nacionais, que integra a Igreja de Santa Engrácia e ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e à Igreja de Santa Cruz, em Coimbra.

Em março deste ano, a Câmara da Batalha defendeu publicamente a atribuição do estatuto de Panteão Nacional ao Mosteiro da Vitória pela importância para a história de Portugal das personalidades ali estão sepultadas.

O presidente da Câmara da Batalha lembrou então que seria “da mais elementar justiça” o mosteiro ser Panteão Nacional, por ali estarem "alguns dos nomes com maior significado histórico de toda a Idade Média e que representam quer a independência nacional, quer a expansão encetada através do Descobrimentos".

No Mosteiro da Batalha estão sepultados D. João I, D. Filipa de Lencastre, o infante D. Henrique, o infante D. João, D. Isabel, D. Fernando, D. Afonso V, D. João II, D. Duarte e também o Soldado Desconhecido.

Mais uma razão para visitar esta bela vila.

 

Fonte: Região de Leiria

Boas Descobertas!!!

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D